Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. - Dalai Lama

domingo, 3 de junho de 2012





 
Pensei em falar sobre esse tema, pois não é raro ver pessoas que estão um pouco perdidas e sem rumo na vida ou em algum campo da sua vida. O certo seria que tudo estivesse bastante focado. Jesus Cristo, por exemplo, possuía um foco claríssimo para sua vida. Eram claros seu ideal e a missão que devia cumprir. E tudo estava subordinado a essa missão.

“O que torna grande
um homem é ter uma meta e persegui-la com todas as forças de sua
alma!”.


Foi o que fez Jesus Cristo, foi o que fizeram os Santos. Santa Teresa, por exemplo, ficou famosa ao criar a expressão "determinada determinação". Veja o que ela dizia: “Importa muito, e tudo, uma grande e muito determinada determinação de não parar até chegar à meta, venha o que vier, suceda o que suceder, custe o que custar, murmure quem murmurar, quer se chegue ao fim, quer se morra no caminho ou não se tenha coragem para os trabalhos que nele se encontrem, ainda que o mundo se afunde.” (Santa Teresa, Caminho de Perfeição, 21, 2). Santa Teresa criou essa expressão porque era um reflexo de sua vida. Espelhando-se em Jesus Cristo, ela foi atrás de sua meta com todas as forças do seu coração e da sua alma.


A importância de ter um foco fica bastante clara, também, quando pensamos no raio laser. O raio laser é uma luz através da qual todas as ondas são propagadas na "mesma frequência". Graças a isso, com uma pequena potência, ela é capaz de perfurar paredes, cortar o aço, destruir objetos etc. Se tivéssemos, por exemplo, uma lâmpada de raio laser de 60

watts, ela faria um estrago tremendo sobre aquilo em que incidisse. Por que a luz normal não produz esse efeito? Porque ela não tem muito foco e suas ondas não estão em harmonia, elas são propagadas em frequências diferentes. Ou seja, uma pessoa focada, como o raio laser, é capaz de atravessar as montanhas do medo, superar as barreiras das dificuldades, vencer os inimigos mais poderosos.


Será que eu sou uma pessoa focada? Eu tenho um foco claro para a minha vida? Há algum campo da minha vida que está desfocado? Estou focado em minha profissão? Estou focado na família, se sou casado? Estou focado no namoro, se estou namorando? Estou focado nos estudos, se estou estudando?


Como fazer para ter foco?


a) descobrir qual é a nossa missão, a nossa vocação aqui na terra

Se não descobrirmos qual é a nossa missão, ficaremos sem foco na vida. Alguns campos de nossa vida podem ter foco, mas a vida como um todo ficará sem sentido. Poderemos até ser um raio laser num determinado campo, como o profissional, por exemplo, mas outros, como o campo familiar, afetivo, espiritual, ficarão meio amorfos, apagados, desfocados.


b) encontrando motivações nos diferentes campos da nossa vida: profissional, familiar, espiritual, cultural, humanitário, social, etc.

Cada um destes campos têm algo de apaixonante, de empolgante. O que precisamos é encontrar este algo que nos apaixona. E só encontramos indo atrás: lendo, contemplando, conversando, pesquisando, etc.


Como diz um ditado filosófico, “do nada, nada se eduz”. Ou seja, se não fazemos nada, nada irá acontecer. O ideal surge como uma inclinação natural do nosso modo de ser, mas também com o esforço por descobri-lo, como o bom lapidador vai em busca da pedra preciosa, com talhadeira e cinzel, que se encontra escondida por trás da pedra bruta.


Tenho ideais em todos os campos da minha vida: profissional, familiar, espiritual, cultural, humanitário, social, etc.? Ideais que me empolgam, que me apaixonam? Que me movem, que me fazem sair da cama todos os dias? Se não os tenho, devo buscá-los quanto antes!


Como dizia acima, “o que torna um homem grande é ter uma meta e persegui-la com todas as forças de sua alma!”. Coloquemos em prática essa verdade e veremos como nossa vida se encherá de muito mais sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário